10 janeiro 2012

Seja um Dono Responsável!





Seja um dono responsável!


1- Nunca compre ou adote um animal por impulso. Cães e gato vivem em média 10 a 20 anos. Como dono consciente, você deverá dispor de tempo para dedicar a seu animal, bem como recursos financeiros, espaços e pessoas adequadas que possam tomar conta de seu amigo caso você precise se ausentar por longos períodos.

2- Vacine seu animal anualmente contra todas as doenças que possam atingi-lo. Efetue a vermifugação a cada 6 meses, ou mais seguido se o veterinário aconselhar.

3- Mantenha sempre água fresca e de boa qualidade a disposição. Mantenha limpo o local onde ele fica. Proteja-o do frio e calor excessivos. Não deixe de procurar tratamento veterinário caso seu amigo adoeça.

4- Explique para as crianças que este animal não é brinquedo. Ele tem necessidades e e sentimentos como todos os seres vivos. Principalmente nos primeiros dias, procure controlar a excitação delas.

5- Mantenha o animal dentro da sua propriedade. Não o deixe solto nas ruas, correndo o risco de ser atropelado, roubado ou atacado por outros animais.

6- Adquira o hábito de levar seu amigo para passear, para que ele se exercite e se socialize com outros cães e pessoas. Tenha certeza que estes momentos serão especiais para o seu animal de estimação e contribuirão para a sua própria saúde e bem estar.

7- Use sempre coleira e guia ao levar seu amigo para passear. Tome medidas medidas de segurança para que seu cão não venha a ferir pessoas ou outros animais. Coloque uma placa com o nome e telefone na coleira para que ele possa ser identificado e devolvido no caso de fuga ou perda. Recolha as fezes nos locais públicos e condomínios.

8- Faça adestramento básico. No caso de cães de guarda, mantenha portões fechados, muros altos e sinalizações indicando a presença de animais neste local.

9-Não permita que seu animal se reproduza descontroladamente contribuindo para aumentar o número de de bichos abandonados nas ruas.

10- A adoção pode ser uma boa opção. Antes de comprar seu animal, pense. A adoção é uma maneira de você cooperar para a diminuição do número excessivo de animais sem direito a um a afago, um lar e até mesmo um futuro.



Bicho Vadio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.