09 dezembro 2011

Raça Não Evita Abandono



Pertencer a uma determinada raça - e até possuir pedigree - não tem livrado animais dos maus-tratos, muito sofrimento e abandono na Cidade de São Paulo. Mais comumente nos últimos três anos, cães com raça definida (e muitos com pedigree) são abandonados em ruas e praças ou mesmo entregues ao CCZ, por proprietários que protagonizaram compras por impulso, sem pensar em todos os cuidados que um animal exige; sem pensar que esta vida brinca, muitas vezes destrói moveis e sapatos; tem necessidades fisiológicas; precisa de alimentos corretos, precisam passear e se exercitar; exige vacinação e desvermifugação e, quando adoece, precisa de cuidados de um médico veterinário. Tudo isso significa: atenção, cuidados, carinho, amor e gastos financeiros. 
Animais com raça definida têm mais chances de conseguir um novo dono, mas muitos acabam mortos no CCZ, por chegarem em péssimas condições de saúde ou até por pertencerem a raças que, usualmente, o CCZ não repassa para famílias, como os cães da raça pit bull. 
As ONGs e protetores independentes têm visto seus parcos recursos mais comprometidos ainda, quando tentam livrar das ruas e conseguir donos para essa leva cada vez maior de cães e gatos de raça, que acabam exigindo cuidados mais específicos, prolongando o período de recuperação e intensificando os gastos.
Muitos “modismos” passam e o abandono fica: poodles, que foram moda anos atrás, hoje são ofertados ou vendidos a preços reduzidos; e é muito comum encontrar animais dessa raça abandonados nas ruas ou no CCZ.
Mas raças vendidas por altos valores acabam abandonadas principalmente quando a pessoa se depara com um cachorro muito grande ou com hábitos que não combinam com a vida dos humanos da família – o labrador, por exemplo, virou moda nos últimos dois anos, mas muitos criadores não contam para o comprador que os cães desta raça precisam de muita atividade, brincam demais e fazem “arte” feito bebês grandes, de 40, 50 quilos. Precisam correr e brincar, até para não terem problemas de obesidade. Hoje é comum encontrar pessoas querendo doar ou se desfazer de algum modo de seus labradores. E assim com muitos outros cães das mais variadas raças.
Vale pensar sobre este texto. Aqui em nossa cidade muitos animais de raça também são abandonados!

Portanto, neste Natal, analise antes de presentear com um animal de estimação.

Cuidado BICHO NÃO É BRINQUEDO!

Associação Protetora BICHO VADIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.